domingo, 16 de maio de 2010

Escola (Paulo Freire)

"Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
A escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo irmão.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizades,é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se "amarrar nela"!"

(Paulo Freire)

sábado, 15 de maio de 2010

Sala de Recursos

Entrevistas


As entrevistas realizadas no Colégio Estadual Ramiro Braga, solicitadas pela disciplina de Atendimento Educacional Especializado tem por objetivo principal mapear as práticas docentes, posições filosóficas e percepção da comunidade escolar acerca do Atendimento Educacional. Bem como identificar as dinâmicas de atendimento oferecidas atualmente na Sala de Recursos , que cotidianamente vem buscando caminhos numa perspectiva multifuncional. A Inclusão neste contexto, deve configurar-se como opção de toda comunidade escolar, na busca de soluções que possam oferecer suporte a aprendizagem de todos os alunos contemplando a riqueza e a multiplicidade de seu alunado.




Algumas ações desenvolvidas pelo professor da Sala de Recursos na busca do processo inclusivo.


Victor utilizando a reglete
Colégio Estadual Ramiro Braga

Integrantes do grupo de pequisa: Helena Maria Viana Quaresma de Lourenço
Endereço:

Avenida Dr. Péricles Corrêa da Rocha, 465 - Centro – Bom Jardim - RJ - CEP 28660-000

Tel-fax: (22)2566-2664

Ano de fundação da escola: 10/03/1930
Quantidade de alunos da escola: 750 alunos
Quantidade de turmas: 29
Quantidade de professores: 73 alunos
O colégio Estadual Ramiro Braga atende alunos do 3º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio .Nossos alunos são oriundos do entorno da escola, e distritos do municipio . Como perfil econômico de suas famílias encontramos trabalhadores domésticos , pedreiros, comerciários, trabalhadores de confecção, professores , comerciantes,e agricultores.
Além das atividades escolares , a escola é utilzada pela comunidade para festas, eventos religiosos, culturais entre outros.
A Equipe pedagógica vem emprendendo esforços para acolher e responder as expectativas dos pais, esse é um caminhar que deve ser constante , baseado na reflexão e no exercício político democrático de toda comunidade.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sejam bem, bem vindos!

Este blog tem por objetivo, pesquisar e trocar ideias acerca do uso das TICs e sua aplicação como ferramenta mediadora da aprendizagem. De forma democrática, interativa e atual. Abrindo perspectivas para a praxis docente, contextualizada voltada para a escola que se insere na pós-modernidade .